quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Mocidade vence Carnaval em São Paulo com Vai-Vai em segundo; Peruche e Nenê são rebaixadas

Clique no seguinte LINK para ler a notícia e ver imagens

http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2009/carnaval/

Festa da Mocidade lota quadra e rua; PM tenta conter empurra-empurra



A vitória da Mocidade Alegre pelo Grupo Especial do Carnaval de São Paulo levou milhares de pessoas à quadra da escola, no bairro do Limão (zona norte da cidade), na noite desta terça-feira.


Para evitar tumultos, a bateria da escola de samba deixou a quadra e foi comemorar o título na rua, que está lotada e interditada ao tráfego. A presidente da Mocidade, Solange Bichara, disse que a decisão de levar a bateria até a rua partiu de recomendação da Polícia Militar, para evitar tumultos.

Zanone Fraissat/Folha Imagem
Componentes da Mocidade Alegre comemoram a vitória da escola de samba no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo
Componentes da Mocidade Alegre comemoram a vitória da escola de samba no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo


Por volta das 21h, policiais militares que auxiliavam integrantes da bateria a retornar à quadra se envolveram em novo empurra-empurra com as pessoas que estão do lado externo e forçam a porta da quadra para ter acesso ao local. Ninguém se feriu.

Integrantes da escola afirma que a confusão ocorre porque o público quer impedir a bateria de retornar à quadra. Estimativa preliminar da polícia aponta que cerca de 5.000 pessoas participam da festa, a maioria na rua.

Tumultos

Por volta das 20h, a PM esteve no interior da escola de samba para falar com os diretores e evitar tumultos na avenida Casa Verde. O objetivo era pedir que o acesso à quadra fosse controlado.

Segundo o diretor de Harmonia da Mocidade, Edson Oliveira, 42, só entrará na quadra componentes com carteirinha. Em meio ao tumulto, no entanto, a reportagem flagrou integrantes uniformizados e da velha guarda barrados.

Oliveira afirmou que 400 caixas de cerveja estão disponíveis para a festa, mas a bebida não será distribuída a todos.

A festa na escola não tem hora para terminar. Segundo a diretoria, a quadra tem capacidade para 3.500 pessoas.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Império de Casa Verde desfila fantasias elaboradas e carros alegóricos imponentes





Do UOL Carnaval
O Império de Casa Verde entrou na avenida para celebrar aniversário de 15 anos da escola. O enredo "É feriado, é festa, é celebração. O tigre comemora na avenida e exalta seu pavilhão. São 15 anos de paixão!" foi interpretado pelo cantor Belo. Sua mulher, Gracyanne Barbosa, ocupou o posto de rainha de bateria. A escola encerrou o segundo dia de desfiles no Anhembi com cerca de 3.500 componentes e 25 alas, com fantasias bem elaboradas e carros alegóricos chamativos pelo tamanho e detalhamento.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Império de Casa Verde desfila fantasias elaboradas e carros alegóricos imponentes



Tigre de quase 55 metros de comprimento pode entrar para o Guiness Book como a maior alegoria de Carnaval do mundo



Da Redação
O Império de Casa Verde entrou na avenida para celebrar aniversário de 15 anos da escola. O enredo "É feriado, é festa, é celebração. O tigre comemora na avenida e exalta seu pavilhão. São 15 anos de paixão!" foi interpretado pelo cantor Belo. Sua mulher, Gracyanne Barbosa, ocupou o posto de rainha de bateria. A escola encerrou o segundo dia de desfiles no Anhembi com cerca de 3.500 componentes e 25 alas, com fantasias bem elaboradas e carros alegóricos chamativos pelo tamanho e detalhamento.

* Alexandre Schneider/UOL

Império de Casa Verde encerra desfiles comemorando 15 anos de existência



O casal de irmãos Renatinho e Fabíola, mestre-sala e porta-bandeira, desfilou pelo quarto ano na escola.

A comissão de frente homenageou os guerreiros de luz e a importância do Domingo de Ramos. O carro abre-alas "A Fantástica Fábrica de Chocolates" tinha 90 metros de comprimento. Com dois grandes bonecos de coelhos à frente, os componentes vieram fantasiados do animal, ensaiando durante três meses para que seus movimentos fossem sincronizados.

A ala "Páscoa" também veio com componentes fantasiados de coelho, em branco com detalhes em dourado remetendo aos ovos. Essa mesma combinação de cores também deu o tom da a ala "Corpus Christi", com fantasias altas.

Na ala "Festas Juninas", as fantasias remetiam a fogueiras, balões e bandeirinhas. Os doces foram destaque na ala "Cosme e Damião".


A bateria "Romeiros de Nossa Senhora Aparecida" homenageou a santa à qual a escola pede proteção. Comandada por Mestre Zoinho, veio com 240 integrantes vestidos em azul e branco.

A ala "Natal" trouxe a representação dos duendes do Pólo Norte em fantasias luxuosas, nas cores azul e branco. "Festa de Reis" foi o tema da ala das baianas, com vestidos predominantemente brancos, com detalhes em azul e dourado.

A casa do Papai Noel foi representada no segundo carro, "Festa da Fé", com 10 metros de altura. Bonecos de neve, soldadinhos, ursos e renas fizeram parte da alegoria. No alto do carro, um componente vestido a caráter, fazia o papel do bom velhinho, segurando as rédeas das renas em seu trenó.

Minas Gerais foi lembrada na ala "Inconfidência Mineira", com integrantes carregando a bandeira com a inscrição "Libertas que sera tamen". A ala "Dia do Soldado" mostrou fantasias em verde, amarelo, dourado e branco, com bandeiras exibindo o brasão nacional.

O carro "O Panteão dos Grandes Heróis Nacionais" trouxe esculturas imitando bronze com personalidades históricas como Dom Pedro 1, Marechal Deodoro, Tiradentes e Padre José de Anchieta. Os componentes imitavam soldados marchando e hasteavam a bandeira do Brasil.

Datas como o dia das mães e dia dos pais também vieram representadas em alas. A ala das crianças "Fadas e Príncipes" combinou duplas de meninos de terno branco e meninas de vestido rosa.

A ala "Dia do Mestre - Professor" mostrou componentes com becas verdes e enfeites com penas brancas e detalhes dourados. Na ala do dia dos namorados, os integrantes usavam roupas remetendo ao cupido, com arco, flecha e asas em branco, dourado e corações vermelhos.

"Nossa Família é Mais Unida" foi um carro representando o amor em suas diversas formas. Um grande urso de pelúcia, uma caixa de bombons, uma pomba com um par de alianças, muitos corações, dois carrosséis e crianças compunham a alegoria.

O dia do trabalho, o dia da mulher, o dia do índio, o dia da árvore, o dia mundial da paz e o próprio Carnaval foram outras datas que mereceram alas no desfile.

O destaque do desfile foi o último carro "Soberano Tigre Guerreiro - 15 Anos de Glórias e Conquistas". Vinte toneladas de ferro fazem a estrutura da alegoria, de 55 metros de comprimento e 14 metros de altura. Foram usados 10 mil metros quadrados de pelúcia para cobrir o boneco do animal. À frente do felino, um bolo de aniversário real de 400 quilos simbolizava a comemoração dos 15 anos da Império de Casa Verde, cercado por debutantes.

A escola terminou o desfile em 64 minutos, dentro do tempo previsto.

* do UOL Carnaval