quarta-feira, 17 de abril de 2013

USP de São Carlos discute hoje segurança das urnas eletrônicas

O Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo promove hoje, a partir das 14 horas, o 1º Fórum Nacional de Segurança em Urnas Eletrônicas no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no campus da USP São Carlos com a participação de técnicos e especialistas em segurança da informação.
"Vamos colocar esses especialistas em confronto com outros da área, principalmente pesquisadores em eleições, contrapondo os pontos", declarou o professor Mário Gazziro, organizador do evento.
O fórum terá incialmente duas palestras: a do engenheiro Amilcar Brunazo Filho, especialista em segurança de informática e criador da página de internet www.votoseguro.org, que desde 1998 questiona a segurança do voto dos brasileiros, e do professor Diego Aranha, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, que recentemente quebrou o sigilo do voto em evento organizado pelo próprio TSE.
Em seguida, haverá uma mesa redonda com a participação de Pedro Floriano Ribeiro e Maria do Socorro Braga (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar); Kalinka Castelo Branco e Mario Gazziro (ICMC-USP); e Oscar Marques (Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO). O evento será gratuito e aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.
Embora tenha o nome de 1º Forum Nacional, na verdade este é o segundo evento desta natureza sobre a segurança das urnas eletrônicas. O primeiro foi realizado em 2000, em Brasília, no Centro Cultural da Câmara dos Deputados, organizado pelo PDT.
Estiveram presentes, entre outros, Leonel Brizola, senador Roberto Requião, senador Romeu Tuma, do então presidente do PTB, Martinez; e mais os especialistas em computação Benjamin Azevedo, Walter Del Pichia, Amilcar Brunazo Filho e Pedro Antonio Dourado de Rezende, além da advogada Maria Aparecida Cortiz,.
Outros participantes naquela ocasião foram o advogado José Roberto, de Camaçari (BA), do presidente do PPS de Camaçari, Douglas; e mais os jornalistas Ricardo Noblat e Osvaldo Maneschy, no papel de moderador, entre outros.

Hoje em São Carlos (SP)
 A mesa redonda que discutirá a segurança das urnas eletrônicas brasileiras a partir das 14 horas será transmitida ao vivo pelo IPTV, da USP,  possibilitando a interação dos participantes.
"Todo esse evento ficará disponível ao público de todo país para ter acesso quando quiser. E os internautas poderão interagir durante o fórum, enviando as perguntas através do site da IPTV", completou Gazziro, que também divulgou uma mini-biografia de cada um dos participantes:
•             Amilcar Brunazo Filho: Engenheiro, especializado sem segurança de sistemas de informática e delegado junto ao TSE para assuntos relacionados a urnas eletrônicas. Moderador do fórum do Voto Eletrônico;
•             Diego de Freitas Aranha: Doutor em Ciência da Computação, docente do Departamento de Ciência da Computação da UnB. Foi coordenador da primeira equipe de investigadores independentes capaz de detectar e explorar vulnerabilidades no software da urna eletrônica em testes controlados organizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tem experiência na área de criptografia e segurança computacional;
•             Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco: Possui doutorado em Ciências de Computação, e é docente do departamento de Sistemas de Computação do ICMC. Tem experiência nas áreas de sistemas computacionais distribuídos e computação paralela;
•             Maria do Socorro Sousa Braga: Doutora em Ciência Política, e docente da UFSCar. Tem experiência com os temas de comportamento político, sistema de governo, partidos políticos, eleições, representação política e comportamento eleitoral;
•             Mario Alexandre Gazziro: Doutor em Física Computacional, professor do ICMC. Suas áreas de atuação envolvem cibernética, microeletrônica, hardware reconfigurável, processamento de imagens e sinais, neurociências, engenharia biomédica, RFid, ressonância magnética, artes visuais e arte eletrônica;
•             Oscar Isauro Bacelar Marques: atua no SERPRO e é organizador de uma conferência de segurança e editor de uma zine underground focada na (in)segurança da informação. Estuda sistemas embarcados, robôs, mobiles e outras tecnologias. Desenvolve pesquisas na área de segurança da informação, anti-vírus, sistemas e aplicativos de acessibilidade para mobiles, veículo aéreo não tripulado e outros robôs para uso civil e militar;
•             Pedro José Floriano Ribeiro: Doutor em Ciência Política, atualmente docente da UFSCar, onde também coordena a formação do Centro de Estudos de Partidos Políticos (CEPP). Realiza suas pesquisas nas áreas de partidos políticos, eleições e comportamento político.

Mais informações:
Na página do evento no Facebook: www.facebook.com/events/127297480787691/
Link para a transmissão do evento: http://goo.gl/aoYYR

Nenhum comentário: