sábado, 20 de setembro de 2014

Datafolha: 80% aprovam ciclovias em SP; aumenta popularidade de Haddad

Índice de aprovação do petista subiu de 15%, em julho, para 22%.
Foram consultados 1.121 pessoas acima de 16 anos na terça e quarta-feira.

Do G1 São Paulo
Em São Paulo, ciclovia que interliga a estação Butantã do Metrô com a Cidade Universitária, começou a funcionar  (Foto: Rahel Patrasso/AE)Ciclovia que interliga a estação Butantã do Metrô
com a Cidade Universitária (Foto: Rahel
Patrasso/AE)

A popularidade do prefeito Fernando Haddad (PT) aumentou desde julho, aponta levantamento do Datafolha concluído na quarta-feira (17) e divulgado neste sábado (20) no site do jornal Folha de S.Paulo. O índice de quem considera a gestão do petista à frente do executivo municipal ótima ou boa subiu de 15% em julho para 22% nesta última pesquisa.
Segundo o Datafolha, 80% das pessoas consultadas se disseram favoráveis à implantação das ciclovias na capital, enquanto que 60% defendem o uso da bicicleta como uma alternativa viável de transporte.
Na quinta-feira (18), pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Rede Nossa São Paulo já havia mostrado que aumentou de 86%, em 2013, para 88% em 2014 o percentual de paulistanos a favor da construção e ampliação de ciclovias na cidade. A decisão do prefeito Fernando Haddad de construir 400 km deste tipo de via tem causado polêmica.
Ao todo, já foram entregues 78,3 km de ciclovias. Neste sábado, foi inaugurado um trecho de 1,4km, interligando as avenidas Brigadeiro Faria Lima e Henrique Schaumann pela Rua Artur de Azevedo, em Pinheiros, na Zona Oeste.
O instituto de pesquisa consultou 1.121 pessoas acima de 16 anos na terça (16) e quarta-feiras (17). A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais. O levantamento apontou ainda que caiu o índice de reprovação do prefeito. Os que consideram a gestão de Haddad ruim ou péssima reduziram de 47% na pesquisa anterior para 28%.
Aumentou também a aprovação à criação às faixas exclusivas de ônibus, de 84%, em junho passado, para 91% dos moradores, de acordo com o Datafolha. Ao todo, já são 358 km de faixas para os ônibus desde 2013. Para 71%, o trânsito melhorou com essas medidas. Segundo a pesquisa, 77% dos paulistanos são usuários de ônibus.
Ibope
Na quinta-feira, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) disse ter ficado surpreso com o apoio de 88% da população paulistana em relação à implantação e expansão das ciclovias na cidade. "Para minha surpresa foi muito mais rápido do que eu imaginava. Eu imaginava que o apoio viria em 4, 5, 6 anos. Eu acho que é pelo atraso da agenda em relação a outras cidades do mundo que nós recebemos um apoio mais rápido para as ciclovias", declarou, na ocasião.

De acordo com o prefeito, a administração pública municipal busca um equilíbrio entre os meios de transporte. "Não se trata de ser contra o transporte individual motorizado, se trata de equilíbrio entre o pedestre, o ciclista, o usuário do transporte público, seja ônibus ou trem, e o transporte motorizado individual. Isso que nós estamos tentando para a cidade de São Paulo", disse durante o evento da Rede Nossa São Paulo.

tópicos:

Nenhum comentário: