sexta-feira, 15 de julho de 2016

Água verde em córrego surpreende moradores de Piracicaba; veja fotos

Corante que detecta rede clandestina deixou canal com tom fluorescente.

Concessionária responsável pelo tratamento de esgoto descartou prejuízos.

Do G1 Piracicaba e Região

Água no Córrego do Enxofre ficou verde em Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros)Água no Córrego do Enxofre ficou verde em Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros)















A cor verde da água do Córrego do Enxofre, na tarde desta quinta-feira (14), surpreendeu quem passava pelo bairro Jupiá em Piracicaba (SP). O fotógrafo Mateus Medeiros registrou imagens do tom 'fluorescente' do líquido no canal que deságua no rio que corta a cidade. "De longe, a coloração chamou minha atenção e dos vizinhos da Avenida Abel Pereira", contou.
A empresa Águas do Mirante, responsável pelo tratamento de esgoto da cidade, explicou que a substância é um composto orgânico utilizado para identificar ligações clandestinas de esgoto. O procedimento é comum em todo país, segundo a concessionária.
"Trata-se de anilina, um corante aplicado em vários setores, inclusive no ramo alimentício. Na área de saneamento, este componente é um excelente aliado na execução de testes de investigação de lançamentos de esgoto clandestino, assim como detecção de vazamentos internos e externos", explicou.
Como o procedimento está em andamento, a concessionária não pode confirmar a existência de rede clandestinas ou pontos de descarte irregular de esgoto no sistema de água pluvial.
Água no Córrego do Enxofre ficou verde em Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros)Água no Córrego do Enxofre ficou verde em Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros)















"O procedimento não agride o meio ambiente, tampouco apresenta riscos de contaminação para o local em que a substância é aplicada. Além disso, esse líquido possui a característica de se dissolver com grande facilidade na água", ressaltou.

A concessionária informou ainda que a anilina pode ser utilizada também para verificação de vazamentos em caixas de descarga de imóveis residenciais, comerciais e industriais.
Irregularidades
Caso sejam identificadas as ligações clandestinas de esgoto no sistema de águas pluviais, as residências serão notificadas, para que regularizem a situação, segundo a concessionária.

A empresa disse que, por ser uma prática diária, a programação dos serviços executados, é encaminhada diariamente para a Prefeitura e ao Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) da cidade. "O órgão fiscalizador e contratante deve disponibilizar as informações à população pelo site da autarquia, a fim de evitar transtornos ocasionados", afirmou
.

Nenhum comentário: