quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sem cana-de-açúcar, emprego em SP tem melhor resultado desde abril de 2008

TATIANA RESENDE
da Folha Online

A indústria paulista teve um saldo positivo de 15.057 vagas em setembro ante o mês anterior, sem considerar no cálculo o setor de açúcar e álcool, registrando o melhor resultado desde abril de 2008 (22.988), de acordo com a pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Com o acréscimo desse segmento, foram criados 14 mil postos de trabalho, número inferior a abril deste ano (19 mil).

De janeiro a setembro, a indústria paulista acumula a perda de 43 mil empregos, enquanto o segmento de açúcar e álcool tem um saldo positivo de 51.036 vagas.

O crescimento de 0,20% no nível de emprego em setembro ante agosto, na análise com ajuste sazonal, é o primeiro dado positivo desde agosto de 2008 (0,11%) e o melhor desde junho do mesmo ano (0,23%).

Com o resultado, a entidade reviu a projeção para o ano, passando de queda de 7% para 5%, o que será equivalente ao fechamento de cerca de 100 mil postos de trabalho. No comparativo de setembro com o mesmo mês do ano passado, a entidade contabiliza a perda de 198 mil vagas.

"O emprego é o último a reagir", afirmou Paulo Francine, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp. "O 'tecido' da indústria é muito amplo", completou, ressaltando as dificuldades de recuperação principalmente nos setores ligados à exportação e no de máquinas e equipamentos.

O Sensor Fiesp, indicador de perspectivas futuras da indústria paulista, atingiu na primeira quinzena deste mês 59,3 pontos, o melhor resultado da série histórica, iniciada em junho de 2006, apontando o alto nível de otimismo no setor. "Nunca os empresários notaram tão claramente a melhoria da situação", disse Francine.


Nenhum comentário: