quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ex-dançarina do Bolinha é enterrada sem a presença de familiares (Postado por Lucas Pinheiro)

A Polícia Civil ainda não encontrou membros da família da ex-dançarina do Clube do Bolinha Marta Rodrigues Nascimento, 50 anos, morta em Sorocaba (SP).

A ex-dançarina foi encontrada com marcas de facadas nesta terça-feira (22) na garagem da casa dela, no bairro Cidade Jardim, zona norte da cidade. A pedido da polícia, ela foi enterrada no Cemitério Municipal Santo Antônio nesta quarta-feira (23). Parentes não foram localizados para participar da cerimônia.

Segundo a polícia, a falta de contato dos parentes dificulta as investigações e, por isso, ainda não há pistas sobre a autoria do crime.

De acordo com o delegado que investiga o caso, Acácio Leite, a maior dificuldade está em descobrir quem eram as pessoas próximas da vítima. “Nós ainda não temos informações básicas para traçar uma linha de investigação. Por enquanto, o que nós sabemos é que a família é da capital, que ela tem uma filha e que era viúva,” relata.

O próximo passo da polícia é fazer uma inspeção no local do crime. O procedimento, segundo o delegado, é na maioria das vezes acompanhado por parentes. “Caso nenhum familiar apareça, nós vamos pedir uma ordem judicial, ou contatar algum vizinho para acompanhar a averiguação. Lá, pode ser que a gente encontre alguma pista dos contatos mais próximos dela,” finaliza.

O crime
Marta foi encontrada morta na garagem da casa dela. Moradores do bairro Cidade Jardim acionaram a Polícia Militar após sentirem um cheiro estranho saindo da residência. O corpo da ex-dançarina estava enrolado em vários cobertores e acionaram a equipe pericial da Polícia Científica. “O corpo estava em estado avançado de decomposição, mas os peritos encontraram marcas de golpes de faca”, explica o delegado.

Em depoimento, os vizinhos relataram que ela morava na cidade há aproximadamente cinco anos e que vivia sozinha com dois cachorros. O laudo da perícia técnica, que irá determinar a causa da morte, deve sair em até 30 dias.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Após explosão de caixa eletrônico, populares pegam dinheiro do chão (Postado por Lucas Pinheiro)

Um caixa eletrônico foi explodido, na madrugada desta sexta-feira (18), dentro de um supermercado em Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo a Polícia Militar, os criminosos fugiram, mas deixaram para trás parte do dinheiro, que ficou espalhado pelo chão. Algumas pessoas que passaram pelo local poucos minutos após o crime recolheram as notas e foram embora. O internauta Bruno Furtado fez um vídeo momentos após a explosão e enviou ao VC no G1.

De acordo com a PM, pelo menos quatro criminosos participaram da ação, que aconteceu por volta das 3h30, no bairro Perequê. Após o crime, os assaltantes recolheram o dinheiro liberado pela explosão e fugiram dentro de um carro. Uma das funcionários do comércio, que mora nas proximidades, foi uma das primeiras pessoas a chegar ao local, que estava vazio e a acionar a polícia.

O dono do supermercado, que prefere não se identificar, afirma que havia colocado uma parede de concreto em volta do caixa para tentar evitar a ação dos criminosos. Nos últimos meses, dezenas de caixas eletrônicos foram destruídos na região, o que fez com que vários comerciantes procurassem alternativas para aumentar a proteção dos estabelecimentos que possuem o equipamento. "Tinha medo que isso acontecesse", conta.

Peritos foram enviados ao supermercado para analisar o local. As câmeras de monitoramento dentro do comércio não gravaram a ação do grupo, já que não filmam a parte externa do estabelecimento. Ninguém foi preso.

Suspeita
A Polícia Civil em Guarujá suspeita que uma quadrilha responsável pela onda de explosões dos caixas eletrônicos na região seja da cidade. Na madrudada do dia 9 de maio, cerca de 30 criminosos roubaram cerca de R$ 226 mil de agências bancárias de Ilhabela, no litoral norte, e fugiram em duas lanchas.


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Professora pune alunos por ir à aula em feriado prolongado, diz garota (Postado por Lucas Pinheiro)

Alunas de uma escola pública de Taubaté, no interior de São Paulo, acusam uma professora de português de castigá-las, ordenando que elas fizessem uma série de exercícios físicos, porque foram à escola em uma sexta-feira que antecedia um feriado prolongado.

As meninas tiveram que fazer flexões, abdominais, polichinelos e pequenos saltos com as pernas flexionadas. Poucos estudantes foram à Escola Municipal Professor Ernani Giannico na sexta-feira (27) que antecedeu o feriado de 1º de Maio, e apenas duas alunas ficaram para a disciplina de português. "Ela [a professora] falou assim: 'Isso é para vocês largarem mão de ser 'trouxa' de vir na escola em dia de feriado. E se alguém vier sexta-feira, ou dia de feriado assim, eu vou dar falta'", contou a aluna, que não quis ser identificada.

Os pais ficaram chocados com o que a filha relatou em casa. No dia seguinte, a menina faltou à escola.

Na escola Professor Ernani Giannico ninguém fala sobre o assunto. A professora está de licença médica. A Secretaria Municipal de Educação informou que ela deverá ser afastada quando voltar ao trabalho. Uma sindicância foi aberta para apurar o caso. Em 30 dias, todos serão ouvidos. Se comprovado o erro da professora, ela pode ser advertida, suspensa ou demitida.

"Não há explicação lógica nem uma atitude pedagógica que justifique um ato desse", disse o secretário de educação Carlos Roberto Rodrigues.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cervejaria é alvo de operação contra sonegação fiscal no interior de SP (Postado por Lucas Pinheiro)

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, o Ministério Público, a Polícia Civil e a Polícia Militar deflagraram nesta quarta-feira (16) a Operação Czar na região de Sorocaba (SP). A ação tem como objetivo combater crime contra ordem tributária, além de outros ilícitos supostamente cometidos por empresas que fazem parte de um grande grupo econômico que opera no segmento de bebidas e é responsável pelas marcas Crystal, Itaipava, Lokal e Petra.

Foram mobilizados cerca de 80 agentes públicos dentre os quais promotores do Ministério Público, agentes fiscais de rendas da Secretaria da Fazenda e policiais das Polícias Civil e Militar do Estado de São Paulo. Os agentes vão cumprir mandados de busca e apreensão em uma cervejaria do Grupo Petrópolis. A empresa fica localizada na cidade de Boituva (SP). A assessoria de imprensa do grupo emitiu nota sobre o assunto e diz que vai auxiliar nas investigações.

Com esta operação, pretende-se reunir evidências que permitirão comprovar as irregularidades e identificar os responsáveis. Caso se confirme que todas as operações de transferência foram simuladas, o grupo econômico teria deixado de recolher mais de R$ 600 milhões aos cofres do Estado de São Paulo no período de 2006 a 2011.

Segundo as investigações, a principal empresa paulista do grupo estaria sonegando o ICMS devido por substituição tributária através da realização de operações simuladas de transferências de bebidas entre o estabelecimento paulista e uma de suas filiais, localizada em outro Estado.

Sendo fabricante de um produto sujeito à substituição tributária (situação em que um estabelecimento, normalmente a indústria, recolhe antecipadamente todo o ICMS da cadeia produtiva), a empresa deveria recolher tanto o ICMS próprio, devido por suas operações, como o incidente nas demais etapas da circulação da mercadoria ao Estado, isto é, o imposto das vendas no atacado e no varejo.

O objetivo da simulação era evitar o recolhimento do imposto por substituição tributária e que seria devido ao suposto estado de destino.

As investigações tiveram início em 2011 e suspeita-se que inúmeras distribuidoras de bebidas dentro e fora do estado de São Paulo seriam, na verdade, controladas, de fato, pelo próprio grupo econômico, de modo a dissimular sua participação no esquema fraudulento.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Neymar é o 'rei do Paulistão' e leva quatro prêmios em festa da FPF


Neymar recebe prêmio da Federação Paulista
Neymar recebe prêmio da Federação Paulista
Avassalador. Foi assim o início do quarto ano de Neymar como profissional, o melhor da sua carreira. Mesmo sem jogar todas as partidas do Campeonato Paulista, o camisa 11 sobrou no estadual e foi disparado o maior destaque da competição. Todo esse brilho foi recompensado.
Além do histórico tricampeonato do Peixe, feito realizado pela última vez pelo próprio Santos em 69, o camisa 11 roubou a cena na premiação da Federação Paulista de Futebol com quatro troféus: artilheiro (20 gols), craque do torneio, melhor atacante e o "cara" do estadual, em eleição aberta para os leitores do globoesporte.com.
Com exceção do último troféu, no qual Neymar entrou para uma pré-indicação com nove jogadores das equipes mais bem colocadas da primeira fase, que viraram três (além dele, Paulinho e Lucas), todos os outros prêmios foram eleitos por votação de jornalistas. E para cair no gosto da imprensa, Neymar precisou entrar em campo 16 vezes.
Decisivo na maioria dos jogos do Santos, o camisa 11 fez a diferença principalmente nas partidas de maior pressão, na fase de mata-mata. Nas quartas de final (2 a 0 sobre o Mogi Mirim), semifinais (3 a 1 em cima do São Paulo) e finais (3 a 0 e 4 a 2 diante do Guarani), o craque sempre deixou a sua marca. Nos quatro jogos, foram oito gols, provando seu peso como maior atacante do Peixe.
Além do título e de todos os prêmios conquistados, o Campeonato Paulista de 2012 marcará para sempre Neymar por ser uma conquista no ano do centenário do clube e a competição na qual ele alcançou seu centésimo gol pelo Santos. Juary, João Paulo e Serginho Chulapa, ultrapassados pelo jogador, agora no topo da artilharia pós-Pelé, foram homenageados nas suas comemorações.
Se o Santos pode comemorar seu tricampeonato estadual, o terceiro da história do clube, deve muito a Neymar. Sem ele, certamente tudo seria muito mais complicado.

Sob chuva, Boeing arrematado em leilão da Vasp é colocado em chácara (Postado por Lucas Pinheiro)

O Boeing 737, arrematado em um leilão de massa falida da extinta Vasp por um piloto, e transportado de São Paulo a Araraquara(SP) em uma carreta, chegou ao seu destino final nesta segunda-feira (14). A manobra só foi concluída nesta manhã devido às chuvas, que prejudicaram o acesso à região de chácaras no distrito de Bueno de Andrada, onde ele ficará alojado. A aeronave ficará exposta em uma área de 13 mil metros quadrados.

O avião chegou por terra ao local e está em um espaço reservado, no centro do terreno, que servirá de área de recreação e eventos. Dois guindastes foram usados na operação para retirá-lo da carreta e colocá-lo ao solo.

A fuselagem e as asas do Boeing chegaram a Araraquara no início da noite de sábado. Segundo o novo dono e piloto, Edinei Capistrano, o avião deveria começar a ser montado nesta segunda, mas as condições do tempo vão atrasar o início da montagem, prevista para durar 40 dias. O avião está lacrado e será aberto para visitação assim que os trabalhos forem finalizados.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Após ser ‘desalojado’, cão ganha status de comunitário e volta à praia (Postado por Lucas Pinheiro)

Nicão é um cachorro de sorte. Vive em frente à praia, em Santos, no litoral de São Paulo, recebe vacinas e visitas de veterinários constantemente, tem comida farta e possui não apenas um, mas vários donos. No mês passado, no entanto, viveu momentos de tensão, quando o Departamento Regional da Zona da Orla e Intermediária (Dear-Zoi) decidiu confiscar sua casinha ao considerar que ele estava ocupando indevidamente o espaço público.

Sem teto, Nicão foi escondido pelos moradores em uma pracinha próxima até que sua grande protetora conseguisse provar que ele tinha direito ao lar. A jornalista Mari Nascimento, de 53 anos, foi em busca dos direitos do cão. Com uma cópia da lei estadual 12.916, de autoria do deputado Feliciano Filho (PV), ela foi ao Dear-Zoi e à Câmara Municipal pedindo a “reintegração” do espaço. Conseguiu.

O animal, que tem cerca de 5 anos, conquistou os moradores do prédio Itá-Ubá, na orla, há três, quando passou a rondar o edifício. Nicão estava magro e mal cuidado. Sensibilizados, os condôminos resolveram cuidar dele. De banho tomado, vermifugado, castrado e bem alimentado, foi se adaptando e adotou o novo lar. Ganhou uma casinha de presente e virou o mascote da rua.

Até Nicão ser “desalojado”, a maioria dos moradores não sabia ao certo se ele tinha direito ao lar à beira-mar. Mas Mari Nascimento resolveu fazer uma cruzada para fazer valer a lei. Sancionada em 2008, a legislação estadual compreende como “comunitário” o cachorro que estabelece laços de dependência e de manutenção com a comunidade em que vive, embora não possua responsável único e definido.

Após convencer a todos, Mari assinou um termo de compromisso, pegou a casinha e a levou de volta para Nicão, que vive em uma praça em frente à praia. "É legal que as pessoas saibam que há uma lei que legaliza a permanência de um cão em uma comunidade, desde que ele seja castrado e vacinado. Dessa forma, não haverá tantos cães abandonados pelas ruas", afirma Mari.

Para os moradores do prédio, Nicão é quase um membro da família. A dona de casa Clara Marta Castro, de 84 anos, desce todos os dias só para agradar o cão com carinho e comida. Ela, que antes só se locomovia com cadeira de rodas, agora caminha apenas com a ajuda de um andador. "Nicão nos traz alegria, é uma terapia ter ele aqui por perto, eu costumo chamá-lo de 'Bonitão'. Eu adoro animais, mas não posso ter um dentro de casa, por isso saio todos os dias só para vê-lo", diz.

Procurada para falar sobre a ação do Dear-Zoi, a Prefeitura de Santos informa apenas que o caso "já foi resolvido". "A casinha permanece no local e o cão continua sendo cuidado pelos moradores do bairro", afirma, em nota.

Caso similar
No ano passado, um outro cão comunitário ganhou destaque no noticiário. Conhecido como Fred, ele conseguiu na Justiça o direito de permanecer em um condomínio de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, após parte dos moradores registrar queixas contra o animal. Provando seu status de “comunitário”, uma policial moradora do prédio entrou na Justiça, que concedeu uma liminar estipulando uma multa diária de R$ 200 em caso de desaparecimento do cachorro.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Com 20 filhos e 103 netos e bisnetos, mãe sonha em reunir família (Postado por Lucas Pinheiro)

Uma foto com toda a família é o maior sonho do casal Ana Maria Ferreira, 75 anos, e Luis Cândido Ferreira, 85 anos. Eles até tentaram, mas conseguiram reunir somente parte dos 20 filhos, 52 netos e 51 bisnetos em um almoço de domingo na casa de quatro cômodos em Franca (SP). "É muito difícil, só reúne quando a notícia é triste, quando alguém morre", disse Ana.

Com gente morando até mesmo em outros estados, Ana sabe que é impossível ter todos reunidos. Ainda assim, cinquenta parentes compareceram.

Passava das 13h quando a turma foi chegando e se apertando na sala, na cozinha e no quintal. Na mesa, macarronada, frango assado e refrigerante à vontade. Um orgulho para a matriarca.

Fartura que não existia no casebre do sítio em Minas Gerais, quando a família começou a ser formada há 60 anos, e o salário de Luís como lavrador não conseguia sustentar tantas bocas. “Muitas vezes eu passei fome e dei o meu prato para eles dividirem. E quando um deles fazia aniversário, meu marido dava o seu pedaço de carne como presente”, contou emocionada.

Apesar das dificuldades, ela disse que nunca pensou em desistir. Na hora de dormir, as camas feitas de palha e forradas com sacos de café também eram compartilhadas com os filhos. Ana Maria afirmou que também não tinha dinheiro para comprar roupas novas com frequência, por isso, as peças dos mais velhos eram passadas para os mais novos com alguns ajustes e remendos.

Mas a falta de dinheiro nunca foi desculpa para que os filhos não estudassem. “Sempre fui dura na educação deles e gosto de ter todos embaixo da minha asa. Gosto de cuidar de cada um deles”, afirmou.

Os ‘paparicos’ da mãe são retribuídos pela família, que se revezava ao lado dela no sofá durante a entrevista ao G1. Por diversas vezes foi preciso parar a conversa para que Ana Maria recebesse o beijo de um neto ou o afago de um filho. Em alguns momentos, a fila se estendia até a porta da sala. “Todo mundo quer ficar perto. É engraçado porque um tem ciúmes do outro, mas o amor é igual. Só eu sei o quanto amo cada um deles”.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Promotoria denuncia 12 à Justiça por morte de adolescente no Hopi Hari (Postado por Lucas Pinheiro)

O Ministério Público informou na manhã desta quarta-feira (9) que ofereceu denúncia à Justiça contra 12 pessoas como responsáveis pela morte de Gabriela Yukari Nichimura, no parque de diversões Hopi Hari, em Vinhedo (SP), em fevereiro deste ano. Entre os denunciados estão o presidente do parque, Armando Pereira Filho, e o gerente geral de Manutenção e Projetos, Stefan Fridolin Banholzer. Segundo o promotor criminal Rogério Sanches, o presidente foi "omisso" em relação à falha na cadeirinha onde a adolescente sentou. O parque sabia que uma peça chamada articulador foi retidada da cadeira onde Gabriela sentou. Isso possibilitou o acidente, segundo o MP.

Se a Justiça aceitar a denúncia, as 12 pessoas podem ser indiciadas por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, com pena de 1 a 3 anos de prisão, caso sejam condenadas. O MP pediu ainda que a pena seja aumentada em um terço porque os funcionários do parque não cumpriram regras de segurança das profissões que desempenham. O relatório do MP com a denúncia foi entregue na 1ª Vara Criminal de Vinhedo às 9h desta quarta-feira pelo promotor Rogério Sanches.

A Promotoria decidiu que não vai apresentar denúncia contra o vice-presidente do Hopi Hari, Claudio Luis Pinheiro Guimarães, por desempenhar apenas funções comerciais, e o técnico em Eletrônica e Eletrotécnica, Rodolfo Rocha de Aguiar Santos, que comunicou a supervisão sobre a falha na cadeira.

Eles estavam na lista de indiciados pelo delegado Álvaro Santucci Noventa Júnior após a conclusão do inquérito. O MP acrescentou três nomes, os dos gerentes de operações Flávio da Silva Pereira e Fábio Ferreira da Silva, e da operadora Amanda Cristina Amador, que não foram citados na relação da Polícia Civil. No dia 17 de abril, o delegado Álvaro Santucci Noventa Júnior indiciou 11 pessoas também por homicídio culposo pelo acidente ocorrido no brinquedo.

O advogado da família de Gabriela Yukari Nichimura, Ademar Gomes, acompanhou a coletiva à imprensa do Ministério Público e disse que está satisfeito com a lisura do trabalho da Promotoria e da Polícia Civil. O advogado informou ainda que aguardava a apresentação de denúncia à Justiça para protocolar pedido de indenização por danos morais de R$ 2 milhões à diretoria do Hopi Hari e outra de R$ 1 milhão à Prefeitura de Vinhedo por considerar que não houve fiscalização por parte da administração municipal no parque.

O advogado de defesa do parque, Alberto Zacharias Toron, disse ao G1 que ainda não teve acesso à denúncia e que por isso não vai se manifestar sobre o assunto por enquanto. De qualquer forma, Toron adiantou que a exclusão dos nomes do vice-presidente do parque, Claudio Luis Pinheiro Guimarães, e do técnico em Eletrônica e Eletrotécnica, Rodolfo Rocha de Aguiar Santos, já é um avanço.

Veja lista das pessoas denunciadas pelo Ministério Público
Marcos Antônio Tomaz Leal – Atendente de Operação
Vitor Igor Spinocci de Oliveira – Atendente de Operação
Edson da Silva – Atendente de Operação
Amanda Cristina Amador - Operadora
Lucas Martins Figueiredo – Supervisor de Operações (Atendente Sênior)
Adriano César de Souza – Técnico de Manutenção Mecânica
Luiz Carlos Pereira de Sousa – Sênior Mecânico
Juliano Ambrósio – Técnico de Manutenção/Formação em Mecatrônica
Flávio da Silva Pereira - Gerente de Operações
Fábio Ferreira da Silva - - Gerente de Operações
Stefan Fridolin Banholzer – Gerente Geral de Manutenção e Projetos
Armando Pereira Filho – Presidente do Hopi Hari

terça-feira, 8 de maio de 2012

Vamos nos preocupar com recuperação total de Pedro, diz Thiago (Postado por Lucas Pinheiro)

O cantor Thiago Costa, primo de Pedro Leonardo Dantas, disse nesta terça-feira (8) estar otimista com a recuperação do companheiro. Em mensagem publicada em sua conta no Twitter, Thiago pediu aos fãs que se preocupem com “a recuperação total” de Pedro.

“Acordar totalmente e ficar acordado é com o passar do tempo, mas ele já abriu os olhos várias vezes”, disse por meio do serviço de microblog.

Pedro está internado no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, em estado grave, porém estável. Ele sofreu um acidente de carro em 20 de abril, após sair de um show em Minas Gerais. Ele chegou a ficar internado em Goiânia, mas foi levado ao centro médico paulistano no fim de abril.

Ede Cury, assessora do pai de Pedro, o também cantor Leonardo, confirmou que o jovem “de vez em quando abre um pouquinho os olhos”. Ela acrescentou que os parentes permanecem diariamente no hospital acompanhando sua recuperação.

Nesta segunda (5), Pedro passou pela primeira ressonância magnética desde o acidente. Segundo Ede, uma junta médica deve se reunir ainda nesta terça para avaliar o resultado deste exame e decidir como o tratamento deverá proceder. A equipe que o atende é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Milberto Scaff, Paulo Cesar Ayroza Galvão e Marcos Stávale.

No domingo (6), o cantor foi submetido a uma traqueostomia. No último boletim médico divulgado, o hospital informou que o procedimento ocorreu com sucesso e sem intercorrências. A traqueostomia é indicada quando um paciente passa muito tempo respirando com a ajuda de aparelhos. Um orifício no pescoço serve para mudar a posição do tubo de ar e não interferir mais em suas cordas vocais.

sábado, 5 de maio de 2012


Fim de uma era


s

Morre aos 91 anos o cantor Tinoco, que fez dupla com o irmão Tonico por 60 anos. Artista gravou mais de mil canções e vendeu 150 milhões de discos de música sertaneja


Eduardo Tristão Girão - EM Cultura


Foram 83 álbuns, cerca de mil gravações, 150 milhões de cópias vendidas de toda a discografia e algo em torno de 40 mil apresentações ao longo de uma carreira de nada menos que 60 anos. Morreu na madrugada de ontem o cantor paulista José Perez, o Tinoco, de 91 anos, que construiu trajetória de inegável sucesso ao lado do irmão, com quem teve a dupla sertaneja Tonico e Tinoco, uma das mais significativas do gênero na história da música brasileira.

O artista passou mal anteontem à tarde e foi levado ao Hospital Municipal Doutor Ignácio Proença de Gouvêa, em São Paulo. Chegou ao local às 15h, com crise respiratória. Familiares de Tinoco afirmaram que ele não sofria de nenhuma doença grave e os médicos que atenderam o cantor informaram que, em função dos sinais apresentados, ele sofreu um enfarte dois dias antes, apesar de não ter sentido sintoma algum. Antes de morrer, já no hospital, teve duas paradas cardíacas.

O velório de Tinoco começou às 10h de ontem, no Cemitério Quarta Parada, em São Paulo. O enterro foi marcado para as 17h, no Cemitério da Vila Alpina, também na capital paulista. O último show da dupla Tonico e Tinoco foi em Juína (MT), em 7 de agosto de 1994. A carreira foi interrompida pela morte de Tonico, que, seis dias depois dessa apresentação, morreu ao cair da escada do prédio onde morava.

Último
Para a jornalista Rosa Nepomuceno, autora de livros como Música caipira: do roça ao rodeio (Editora 34), a dupla Tonico e Tinoco soube cantar muito bem o Brasil da época em que atuou. “Eles formaram uma dupla sem igual. As outras vieram depois, usando-a como modelo. Vieram da roça e começaram cedo a cantar as músicas que fizeram inspirados nela. O café, as festas de São João, os namoros ingênuos, as paisagens”, analisa ela.

Rosa esteve com Tinoco diversas vezes e não apenas para escrever o livro. Conhece a família do artista e tem na memória imagens de shows da dupla aos quais assistiu em praças durante a infância. “Da geração de Tinoco, só havia ele atualmente. Tinha muito vitalidade e gostava de trabalhar, cantar e se apresentar. Ele viveu bem, muito bem”, lembra.


Representantes da música sertaneja tradicional, Tonico e Tinoco cantaram juntos por 60 anos. Última entrevista de Tinoco vai ao ar amanhã, no programa Viola, minha viola
Na TV
Segundo José Carlos Perillo Perez, filho e empresário de Tinoco, o pai sentia-se relativamente bem nos últimos tempos. Dois dias antes de morrer, gravou com a cantora e apresentadora Inezita Barroso o programa de televisão Viola, minha viola, da TV Cultura, que será exibido amanhã, às 9h. O artista participou diversas vezes da atração, inclusive no programa de estreia, em abril de 1980.

“Tinoco é tudo. Ele e o irmão foram os grandes nomes da música caipira. As músicas deles encantaram o país inteiro. O sucesso deles influenciou todos homens e mulheres do campo. Aliás, eles ultrapassaram essa barreira e fizeram muito sucesso na cidade. É uma música verdadeira, que vinha do coração. Tinoco era simples, humilde, alegre e genial”, diz Inezita.

As imagens e vídeos das passagens de Tinoco pelo Viola, minha viola farão parte de uma homenagem que a TV Cultura está preparando para ser exibida em breve na internet, no endereço cmais.com.br/viola.

Tradição
O primeiro disco de Tonico e Tinoco foi lançado em 1944, incluindo a canção Em vez de agradecer. Os primeiros sucessos foram Percorrendo o meu Brasil, Cana verde e Canoeiro. Com participação em filmes e agenda de shows contemplando todo o país, a dupla tornou-se uma das mais populares e tradicionais do gênero sertanejo. Chico mineiro, Moreninha linda, Mourão da porteira, Tristeza do jeca, Boiada cuiabana e Canta moçada estão entre seus grandes sucessos de todos os tempos.



terça-feira, 1 de maio de 2012

1º de Maio: "O ideal é ainda a alma de todas as realizações"



                                                                   Presidente Getúlio Vargas no Dia do Trabalho em São Januário.


1 de maio de 2012


Sob a inspiração da frase histórica de Getúlio Vargas “O ideal é ainda a alma de todas as realizações”, proferida em fevereiro de 1931, em Belo Horizonte, num pronunciamento a favor da siderurgia brasileira e por extensão da indústria nacional, o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical, publicou na Folha de São Paulo de hoje - 1º de Maio - o artigo “Mais desenvolvimento e menos juros”.
Leia abaixo:


Paulo Pereira da Silva :: Mais desenvolvimento, menos juros 

Várias centrais sindicais vão cobrar juntas o fim do fator previdenciário, jornada de 40 horas, valorização do servidor público e um menor spread
"O ideal é ainda a alma de todas as realizações"
Getúlio Vargas
O 1º de maio, Dia Internacional do Trabalho, é uma data para celebrar as conquistas dos trabalhadores, apresentar nossas novas bandeiras de luta e para que reflitamos sobre o Brasil que queremos e sonhamos.
É importante reafirmarmos nossa luta nesta data, que é comemorada desde 1886, quando, nos EUA, trabalhadores foram reprimidos e mortos somente porque lutavam por melhores condições de vida. O 1º de maio nasceu sob o signo da reivindicação e, por isso, é importante que possamos destacar a importância das nossas lutas e conquistas.
No nosso evento, que acontece neste ano na praça Campo de Bagatelle, na zona norte de São Paulo, para os trabalhadores, junto com as centrais CGTB, CTB, Nova Central e UGT, realizado também em cem outros locais do país, vamos ressaltar a importância de consolidar os avanços e conquistas sociais obtidos nos últimos anos -conquistas que devem ser ampliadas com a nossa luta constante em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Vamos cobrar o fim do fator previdenciário, jornada de 40 horas semanais, juros menores, valorização do servidor público, isenção do imposto de renda na participação nos lucros, entre outros.
Queremos, também, diminuir as travas para o desenvolvimento econômico, como os juros estratosféricos e o absurdo do alto spread bancário -a diferença entre o custo de captação de capital e o que os bancos cobram dos clientes.
Os spreads no Brasil são os mais altos do mundo, flutuando entre 25% e 30%, ante 2%, em média, nos países desenvolvidos. Os juros exorbitantes estrangulam a produção, inibindo o consumo e a geração de novos postos de trabalho.
Todos os anos, o governo perde cerca de R$ 200 bilhões com o pagamento de juros. Essa é uma das principais razões do baixo volume de investimentos públicos no país e uma das causas da infraestrutura precária que possuímos -não só na área produtiva, mas também em outros setores, como saúde, transporte e educação.
A questão dos juros e o câmbio supervalorizado estão entre os principais motivos do processo de desindustrialização que nosso país está sofrendo, ameaçando a qualidade de vida dos nossos cidadãos e o futuro da nossa economia.
A indústria tem perdido espaço na geração das riquezas nacionais, algo que tem como reflexo uma perda na qualidade dos empregos, nos valores salariais e na capacidade brasileira de inovação e competitividade. Infelizmente, o governo, até agora, tem tomado apenas medidas paliativas, insuficientes para reverter essa situação.
Precisamos corrigir essas distorções. Diante desses desafios, as centrais sindicais, na chamada unidade de ação, têm um papel importante e ativo como protagonistas da história. Já fomos às ruas dezenas de vezes e cobramos medidas urgentes do governo. Fomos ao Congresso Nacional para sensibilizar parlamentares, fomos ao Planalto com críticas e propostas para o Brasil que queremos.
Queremos o Brasil com justiça social, desenvolvimento econômico, emprego e renda para todos. O 1º de maio é a data perfeita para lembrarmos o protagonismo do trabalhador nesse processo histórico e inevitável de transformação.
PAULO PEREIRA DA SILVA, o Paulinho, 56, é presidente da Força Sindical e deputado federal (PDT-SP)