sexta-feira, 29 de julho de 2011

Senna dará nome a estação do Metrô de SP (Postado por Erick Oliveira)

O piloto Ayrton Senna está prestes a ganhar mais uma homenagem em São Paulo. Após batizar uma rodovia entre a capital e Guararema, no interior paulista, e um túnel sob o Parque Ibirapuera, na Zona Sul, o tricampeão mundial dará nome, agora, a uma estação de Metrô. O decreto para que a parada Jardim São Paulo, na Zona Norte, se chame Jardim São Paulo - Ayrton Senna foi publicado em dezembro de 2009. Mas só em outubro deste ano o Metrô deve oficializar a mudança.
A companhia informou nesta quinta-feira 928) que o nome vai aparecer nos mapas da rede que ficam dentro de todas as estações do Metrô. Os cartazes deverão ser trocados nos próximos três meses, pois estão desatualizados. A companhia disse ainda que não há prazo para alterar a "comunicação visual da estação".
Se depender de moradores do Jardim São Paulo, o nome não será a única mudança na estação. Idealizadores da homenagem, o empresário Luiz Carlos Kechichian, 51 anos, e o designer e artista plástico Paulo Soláriz, 59 anos, planejam instalar uma escultura de Senna no local. "É uma homenagem mais do que justa", afirma Kechichian. "Senna nasceu e cresceu aqui no bairro, na Rua Condessa Siciliano. É um grande orgulho para a zona norte", conta o empresário.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Ladrão perde calça durante furto a capela no interior de SP (Postado por Erick Oliveira)

A polícia procura por criminosos que furtaram a capela de Nossa Senhora da Penha em Bauru, no interior de São Paulo, durante a madrugada desta quarta-feira (27). Um dos suspeitos perdeu a calça quando fugia do local.
O crime só foi descoberto pela manhã, quando as portas da igreja foram abertas para a celebração da missa. Os suspeitos furtaram um ventilador e uma mesa de som. “Eles subiram pela parede, colocaram um apoio, um andaime para subir, e estouraram a grade da janela e passaram por ela”, conta o zelador da igreja, Daniel de Carvalho Júnior.
A janela do sacrário foi quebrada, mas, ao passar pela abertura, um dos ladrões perdeu a calça. Ao lado dela foi encontrado um cachimbo usado para fumar crack.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Problema em escada rolante deixa feridos em estação do Metrô de SP (Postado por Erick Oliveira)

Um acidente em uma escada rolante da Estação Paulista do Metrô deixou quatro pessoas feridas na manhã desta quinta-feira (14), na região da Avenida Paulista, em São Paulo. Segundo a ViaQuatro, concessionária responsável pela Linha 4-Amarela, os feridos foram atendidos e encaminhados ao Hospital das Clínicas. Eles passam bem.
De acordo com a concessionária, o acidente foi causado por uma falha mecânica na escada rolante e, por conta do grande número de pessoas que estavam na estação por volta das 8h30, as pessoas se desequilibraram e caíram. O funcionamento das escadas e esteiras foi interrompido. O equipamento com defeito foi interditado e passará por perícia.
O acidente aconteceu na área de integração da Linha 4 com a Linha 2-Verde. Por volta das 11h, o funcionamento já havia sido normalizado.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Avião vira durante pouso em aeroclube do interior de SP (Postado por Erick Oliveira)

Um avião que estava taxiando no Aeroclube de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, virou e ficou de cabeça para baixo na pista após fazer uma curva, na manhã desta quarta-feira (13). A aeronave havia acabado de pousar.
Segundo a direção do aeroclube, o piloto, que efetuava uma das manobras do curso pratico de piloto-privado de avião, fez o pouso e perdeu o controle da aeronave um avião.
A pista estava interditada até o final da manhã desta quarta para que a perícia faça a vistoria da área. O piloto não ficou ferido.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Meninas mortas a facadas no interior de SP são enterradas (Postado por Erick Oliveira)

Os corpos das meninas Nicole Maíra da Silva Nogueira e Maiara da Silva, de 9 anos, assassinadas a facadas em Sorocaba, no interior de São Paulo, foram enterrados na tarde desta terça-feira (12) no Cemitério Memorial Park e no Cemitério da Saudade, respectivamente. A amigas foram encontradas mortas na manhã de segunda-feira (11).Muito abalada, a mãe de Nicole, Lúcia, se debruçou sobre o caixão da filha ao chegar ao cemitério. Parentes e amigos fizeram orações antes do sepultamento.

As duas meninas eram amigas desde pequenas, e Nicole havia ido passar a noite na casa da amiga. Por volta das 5h30, a mãe de Maiara saiu para trabalhar e deixou as duas em casa. Os corpos das meninas foram encontrados por volta das 8h30. Uma vizinha viu as duas mortas e chamou as famílias. Uma irmã de Maiara foi a primeira a chegar ao local, seguida do pai de Nicole, que mora na mesma rua.

Os corpos das duas amigas foram veladas no mesmo local desde a madrugada desta terça. Amigos e parentes passaram toda a madrugada e a manhã no local. Muito abaladas, as mães das duas não quiseram dar entrevistas. Também abalado, o pai de Nicole pediu que a polícia encontre o responsável.“Eu não vou sossegar enquanto não acharem quem foi, quero que Deus me dê saúde ainda, força, para eu ver essas pessoas pagarem o que elas fizeram. O que eles fizeram não é papel de ser humano nem de bicho. O que fizeram não tem qualificação. Não desejo para ninguém esse tipo de coisa”, afirmou Sebastião Nogueira, de 65 anos.

Investigações
O delegado Acácio Aparecido Leite, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da cidade, acredita que o autor do crime seja conhecido pelo menos da família de Maiara.

“Era alguém do convívio da família sim, alguém que conhecia a rotina deles”, afirmou o delegado ao G1 na manhã desta terça-feira (12). “Suspeito nós não temos ainda, mas estamos trabalhando. Continuamos na mesma linha de investigação de ontem, esperando para falar com as famílias.”

A faca usada no crime – da casa de Maiara – foi encontrada em um terreno baldio em frente ao local do crime. Dois preservativos fora da embalagem foram localizados no mesmo local, mas não se sabe se estão relacionados ao crime. Não foram encontrados sinais de arrombamento na casa, e nada foi levado pelo criminoso.

“Estamos aguardando os enterros para voltar a ter contato com as famílias. Quero ouvir principalmente as mães. Quero tentar ouvi-las ainda hoje, não posso esperar até amanhã”, afirmou o delegado. “Fomos até o local do crime hoje, mas todas as casas estavam fechadas, todos estavam no velório.”

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Taxistas fazem protesto em praça de SP contra violência (Postado por Erick Oliveira)

Taxistas fizeram um protesto cobrando mais segurança na manhã desta segunda-feira (11), na Praça Charles Miller, no Pacaembu, Zona Oeste de São Paulo. A manifestação ocorre após o taxista Eduardo Alves Pereira, de 37 anos, ter sido morto com um tiro na cabeça, neste sábado (9). No domingo (10), a categoria seguiu em comboio até o Cemitério Vale da Paz, em Diadema, no ABC, onde Pereira foi enterrado. Segundo Marco Antônio Menezes, presidente do conselho fiscal da Use Táxi, cooperativa da qual o taxista morto fazia parte, os assaltos são mais comuns na Zona Sul de São Paulo, sempre no início da manhã e durante a noite
Segundo os taxistas, pelo menos 450 carros participaram do protesto. A esposa de Pereira também esteve na manifestação. "Juntei forças para estar aqui. não quero que aconteça com mais ninguérm o que conteceu com meu marido", afirmou a viúva.
O protesto gerou um bate-boca entre taxistas e o presidente do sindicato da categoria, Natalício Bezerra. Os motoristas alegam que o sindicato não luta pelos direitos da categoria e que o presidente não deveria estar no local. Os taxistas afirmam que o sindicato não defende os motoristas multados por circular em corredores de ônibus usando a película protetora de vidros. As autuações ocorrem porque apenas táxis com passageiros podem circular na faixa exclusiva.
Bezerra, que está há 25 anos na presidência do sindicato, se defendeu afirmando que as reclamações partem de taxistas que não são sindicalizados. O presidente afirmou que irá procurar o secretário de Segurança Pública e o governador de São Paulo cobrando por mais segurança. Bezerra quer ter acesso aos boletins de ocorrência para levantar o número de assaltos a taxistas nos últimos meses.
Os taxistas que participaram do protesto paralisaram as atividades às 9h e prometem retornar ao trabalho às 12h. Eles afirmam que foi agendada uma reunião com o governador Geraldo Alckmin para esta terça-feira.
Segundo o tenente-coronel Valmir Martini, comandante do 23º Batalhão da PM, o comando-geral da decidiu intensificar o policiamento a partir desta segunda-feira para garantir a segurança dos taxistas, com a abordagem de veículos. Ainda segundo Martini, a corporação irá traçar estratégias para combater os crimes contra os motoristas de táxis.

sábado, 9 de julho de 2011

Michel Temer sofre tentativa de assalto em São Paulo (Postado por Erick Oliveira)

O vice-presidente Michel Temer foi vítima de uma tentativa de assalto na última sexta-feira, dia 1º, na Avenida Cidade Jardim, área nobre de São Paulo. Segundo a sua assessoria de imprensa, um homem abordou o carro em que estava o vice-presidente e bateu no vidro como se fosse pedir dinheiro. Na outra mão, no entanto, mostrou que portava uma arma para o motorista que guiava o carro de Temer, acompanhado por um assessor e segurança.
Seguindo carro de Temer, no entanto, estavam quatro seguranças do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que desceram do carro ao ver o homem abordar o carro de Temer. O homem teria fugido ao ver a movimentação dos homens do GSI e deixou a arma no chão.
Ao se aproximarem do carro do vice, os homens do GSI detectaram que a arma era de brinquedo.
O carro de Temer em Sâo Paulo não estava identificado com a placa oficial e é blindado.
O vice-presidente não registrou boletim de ocorrência porque o assalto não se efetivou e a arma era de brinquedo, segundo a sua assessoria.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), não foi registrado nenhum boletim de ocorrência no dia 1º de julho por roubo na Avenida Cidade Jardim. Ainda de acordo com a SSP, não consta nos arquivos da polícia nenhuma ocorrência em que o nome de Temer conste como vítima de assalto.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Polícia de SP amplia ocorrências que podem ser registradas em delegacias (Postado por Erick Oliveira)

A Polícia Civil amplia a partir desta segunda-feira (4) o número de ocorrências que podem ser registradas nas delegacias da capital paulista. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), vão passar a receber queixas que não são criminais, como falta de água e luz, problemas com TV e internet, entre outras.
Intitulado "Novo Sistema de Gestão Humana e Material das Unidades Territoriais da Polícia Civil da Capital", o projeto terá a sua primeira etapa nas delegacias das zonas Norte e Leste da cidade nesta segunda. A previsão é que em 1º de agosto o projeto seja estendido a toda a cidade.
As mudanças também ocorrem na internet. Além de BOs de desaparecimento de pessoas e de furto ou roubo de celulares, documentos, placas de carro e furto de veículos, poderão ser comunicados pelo site da SSP acidentes de trânsito sem vítimas.
A pasta acrescentou que os 93 distritos policiais da capital vão trabalhar diariamente, sem interrupções, durante 24 horas. As delegacias vão ter um remanejamento de funcionários para que, nos horários de pico, tenham efetivo reforçado, diminuindo o tempo de espera.
Em nota, a secretaria afirma que esse novo sistema de atendimento tem como objetivo “conquistar a credibilidade da população, tornar o registro de ocorrências mais rápido, estimular o trabalho dos funcionários e aprimorar o poder investigativo da polícia”.
Renovação
A ideia de renovar os atendimentos ocorre após visitas em campo, entrevistas, reuniões, projetos-piloto, estudos da Academia de Polícia Civil (Acadepol) e do Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial (INDG). O levantamento indicou que, muitas vezes, a vítima não comparece à delegacia para registrar uma ocorrência e, quando vai, enfrenta demora no atendimento.
O problema foi constatado também no lado dos policiais. Com o excesso de trabalho e a falta de uma rotina imposta por uma carga horária pouco flexível, eles ficam desmotivados. O pacote de mudanças inclui a criação do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Polícia Civil, que vai receber reclamações durante 24 horas.
O SAC servirá para a população relatar casos como maus tratos, demora de atendimento ou qualquer tipo de irregularidade. As reclamações poderão ser feitas pelo telefone (11 3815-5446), email (sac-decap@policiacivil.sp.gov.br) ou fax (11 3031-5446). Alguns casos terão resposta imediata, como reclamações sobre o tempo de espera nas delegacias.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

TJ suspende lei que veta distribuição de sacolas plásticas em SP (Postado por Erick Oliveira)

O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu, em caráter liminar, a lei municipal que veta a distribuição de sacolas plásticas aos consumidores por supermercados e outros estabelecimentos comerciais. A liminar foi concedida pelo desembargador Luiz Pantaleão na quarta-feira (29). A decisão foi publicada no Diário da Justiça nesta quinta-feira (30).
Em sua decisão, o desembargador concede 30 dias para que a presidência da Câmara Municipal de São Paulo e a Prefeitura apresentem mais informações sobre a lei de nº 15.374, aprovada em 18 de maio de 2011 e que prevê um prazo até 31 de dezembro deste ano para os estabelecimentos comerciais se adequarem.
A ação está sendo movida pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo contra a Câmara Municipal e a Prefeitura da capital e de outras 20 cidades que aprovaram leis semelhantes. Órgão especial do TJ-SP ainda julgará a ação. Procurada pelo G1, a Prefeitura de São Paulo ainda não se pronunciou sobre o assunto.