segunda-feira, 4 de julho de 2011

Polícia de SP amplia ocorrências que podem ser registradas em delegacias (Postado por Erick Oliveira)

A Polícia Civil amplia a partir desta segunda-feira (4) o número de ocorrências que podem ser registradas nas delegacias da capital paulista. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), vão passar a receber queixas que não são criminais, como falta de água e luz, problemas com TV e internet, entre outras.
Intitulado "Novo Sistema de Gestão Humana e Material das Unidades Territoriais da Polícia Civil da Capital", o projeto terá a sua primeira etapa nas delegacias das zonas Norte e Leste da cidade nesta segunda. A previsão é que em 1º de agosto o projeto seja estendido a toda a cidade.
As mudanças também ocorrem na internet. Além de BOs de desaparecimento de pessoas e de furto ou roubo de celulares, documentos, placas de carro e furto de veículos, poderão ser comunicados pelo site da SSP acidentes de trânsito sem vítimas.
A pasta acrescentou que os 93 distritos policiais da capital vão trabalhar diariamente, sem interrupções, durante 24 horas. As delegacias vão ter um remanejamento de funcionários para que, nos horários de pico, tenham efetivo reforçado, diminuindo o tempo de espera.
Em nota, a secretaria afirma que esse novo sistema de atendimento tem como objetivo “conquistar a credibilidade da população, tornar o registro de ocorrências mais rápido, estimular o trabalho dos funcionários e aprimorar o poder investigativo da polícia”.
Renovação
A ideia de renovar os atendimentos ocorre após visitas em campo, entrevistas, reuniões, projetos-piloto, estudos da Academia de Polícia Civil (Acadepol) e do Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial (INDG). O levantamento indicou que, muitas vezes, a vítima não comparece à delegacia para registrar uma ocorrência e, quando vai, enfrenta demora no atendimento.
O problema foi constatado também no lado dos policiais. Com o excesso de trabalho e a falta de uma rotina imposta por uma carga horária pouco flexível, eles ficam desmotivados. O pacote de mudanças inclui a criação do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Polícia Civil, que vai receber reclamações durante 24 horas.
O SAC servirá para a população relatar casos como maus tratos, demora de atendimento ou qualquer tipo de irregularidade. As reclamações poderão ser feitas pelo telefone (11 3815-5446), email (sac-decap@policiacivil.sp.gov.br) ou fax (11 3031-5446). Alguns casos terão resposta imediata, como reclamações sobre o tempo de espera nas delegacias.

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