segunda-feira, 21 de junho de 2010

Linha 4 do Metrô de SP tem pequena redução de passageiros no primeiro dia de cobrança da tarifa (Danuza Peixoto)

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Linha Amarela foi inaugurada no dia 25 de maio na capital paulista; saiba mais
No primeiro dia de cobrança de tarifa, a Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo sofreu uma pequena redução no número de usuários nesta segunda-feira (21). Segundo balanço divulgado pela Via Quatro, concessionária responsável pela linha, 10,4 mil passageiros utilizaram a linha hoje.

Na segunda-feira passada (14), foram 11,1 mil passageiros, volume 6% maior do que o de hoje. Já no comparativo com a segunda-feira retrasada (7) --quando 11,7 mil pessoas utilizaram a linha-- a queda foi de 11,5%, segundo dados da Via Quatro.

Desde que a linha foi inaugurada, no último dia 25, o embarque não estava sendo tarifado. O valor cobrado na passagem é o mesmo das outras linhas do Metrô (R$ 2,65 a tarifa unitária). Todos os bilhetes únicos aceitos nas outras linhas poderão ser utilizados na Linha 4.

Também nesta segunda-feira foi liberada a transferência da Linha 4 para a Linha 2-Verde, entre as estações Paulista e Consolação, sem ter que sair das dependências do Metrô e sem a necessidade de pagar outra tarifa. Até então, o usuário que desembarcava na estação Paulista era obrigado a pagar para acessar a Linha 2-Verde.

Do total de passageiros que utilizaram a nova linha hoje, entre 6% e 7% são usuários exclusivos da própria Linha 4. Os demais são integrados, ou seja, utilizaram a transferência da Linha 2-Verde para a Linha 4-Amarela ou vice-versa, de acordo com a concessionária.

A Linha 4 continuará funcionando em horário reduzido: entre 9h e 15h, de segunda a sexta. O funcionamento no mesmo padrão das outras linhas do Metrô (entre 4h40 e 0h, todos os dias) só deverá ocorrer em novembro, após a inauguração das estações Pinheiros, Butantã, República e Luz, segundo a Via Quatro.

Nenhum comentário: