quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Chuva destrói casas em Jaú, SP (Postado por Erick Oliveira)

Seis casas desabaram durante as chuvas que atingiram Jaú, no interior de São Paulo, nesta terça-feira (15). A cidade iniciou nesta quarta (16) o trabalho de limpeza das ruas e a vistoria dos estragos. O prefeito Osvaldo Franceschi Júnior decretou estado de emergência no município.
Casas escolas e lojas continuavam alagadas nesta manhã. Tratores foram contratados para retirar a lama das ruas, que ainda estavam cheias de entulhos e móveis levados pela água no início desta tarde. A chuva foi tão forte na terça-feira que um ônibus ficou ilhado. Os passageiros tiveram que ser resgatados pela Polícia Militar. Ninguém ficou ferido.
"Muita gente perdeu os seus bens, seus carros. Estamos verificando as proporções dos estragos, fazendo o rescaldo de quanto vamos ter de prejuízo. Sabíamos que choveria no final de semana, mas não nessa proporção", disse o prefeito. Segundo Franceschi, 250 famílias foram atingidas pelas chuvas e 25, desabrigadas. Essa foi a pior enchente em Jaú dos últimos 30 anos, segundo ele.
O prefeito deve vir a São Paulo nesta quarta para pedir recursos ao governo do estado. Um projeto de contenção e canalização dos córregos das Figueiras e dos Pires e o Rio Jaú está em processo de licitação, de acordo com Franceschi. A Caixa Econômica Federal liberou R$ 60 milhões para as obras, segundo o prefeito.
Alagamento
A Prefeitura de Jaú decretou situação de emergência na cidade devido aos estragos causados pela chuva nesta terça-feira. Vários pontos do Centro e do bairro Sempre Verde ficaram alagados com o transbordamento do Rio Jaú.
De acordo com a Prefeitura, nos 15 primeiros dias de novembro choveu três vezes mais que no mesmo período de 2010. “Foram aproximadamente 70 milímetros na cabeceira, fora o que caiu na cidade de Jaú. Tudo somado, acredito que vai dar 130 milímetros”, afirmou Valdir Baltazar, coordenador da Defesa Civil.
 


Nenhum comentário: